Advantage

Como remover vírus de computares em rede?

Veja algumas boas práticas de como remover vírus  de computadores em rede.

Conceituando.

A rede física não tem vírus, mas sim, os diversos equipamentos que são conectados, via cabo ou wireless, o que inclui dispositivos móveis. O processo de como remover virus pode ser utilizado em qualquer sistema operacional Windows.

Temos evoluções de ambos os lados, vírus mais complexos e sistemas de defesas mais sofisticados. Hoje, existem diversos tipos de vírus, dentre as mais variadas finalidades, eles alteram de maneira nociva o sistema que infectam. Em alguns casos mesmo sem o usuário clicar ou baixar um arquivo infectado podem ser contaminados por utilizarem sistemas operacionais desatualizados.

É fato que mesmo com as tecnologias Heurísticas estamos sujeitos a infecções em nossos computadores e dispositivos móveis, temos a premissa que primeiro vai existir o vírus para após a vacina.

Na contra mão de boas práticas, a quem defenda que não se deva utilizar nenhuma solução, ou utilizar qualquer uma, pois o modelo das soluções não são plenamente funcionais. Porem fazendo uma analogia ao ser humano, “Não é porque algumas bactérias se tornaram resistentes aos medicamentos que os antibióticos devem ser condenados à morte, descontinuados, deixando pacientes sem tratamento.” (Palavras do Sr. Eduardo Dantona, diretor da BitDefender no Brasil). Podemos ainda complementar que certas soluções AntiVirus não combatem nem uma simples gripe. Para isso precisamos utilizar soluções conceituadas, a BitDefender vem consecutivamente se destacando durante os últimos anos, certificada por diversos Av-Tests. Para melhor conceituar sua decisão recomendamos a leitura do artigo:

http://www.advantage.inf.br/artigos/artigo-antivirus-gratuito-ou-antivirus-pago/

Como remover vírus

Por onde começo?

Evitar uma reinstalação (formatação) de um micro pode ser possível com utilização de alguns utilitários. A diferença de um ambiente em rede é a dimensão, devemos desabilitar, ao menos temporariamente, todo e qualquer mapeamento de rede. Grande maioria das infecções utiliza o arquivo autorun.inf para se disseminar. Volte a utilizar os recursos de compartilhamento somente após certificar que todos os equipamentos estão “limpos”.

Esse artigo serve como referencial, não nos responsabilizamos por qualquer problema decorrente da utilização das orientações abaixo, nem o êxito após aplicação de todos os passos. 

Segue um passo a passo para facilitar a remoção de vírus em rede:

01)  Temporariamente não utilize qualquer unidade de rede mapeada.

02)  Procure instalar uma solução trial das soluções BitDefender, disponíveis em nosso site: http://www.advantage.inf.br/solucoes-antivirus-bitdefender/

03)  Em casos que o equipamento atual não inicialize é recomendado utilizar o Bitdefender Rescue CD, que é uma ferramenta gratuita que verifica e limpa o seu computador. O Bitdefender Rescue CD funciona sem carregar o sistema operacional e pode ser configurado em um CD / DVD ou em uma unidade flash USB. Disponível para download no link: http://download.bitdefender.com/rescue_cd/latest/bitdefender-rescue-cd.iso

04)  Para equipamentos que estão ativos e funcionais pode contar com um SCAN on-line gratuito que pode ser iniciado a partir do link: http://www.bitdefender.com.br/scanner/online/free.html após identificar qual ameaça infectou seu equipamento pode baixar e utilizar o removedor específico, disponível em: http://www.bitdefender.com.br/free-virus-removal/

05)  Além dos removedores das soluções BitDefender, quando não disponíveis, já tivemos algum êxito com as soluções de terceiros:

AdwCleaner: É um programa que busca e elimina Adware, barras de ferramentas, programas potencialmente indesejados (PUP), disponível para download em:

https://toolslib.net/downloads/viewdownload/1-adwcleaner/

ComboFix: É um utilitário que verifica o computador em busca de malware conhecido, e quando encontrados, tenta limpar essas infecções automaticamente, disponível para download em: http://www.bleepingcomputer.com/download/combofix/

Qual o melhor Antivirus?

Cada um com suas justificativas mas a maneira correta é escolher os mais conceituados pelos institutos Av-Test, Av-Comparatives e Virus-Buletim.

Visite esse link e conheça mais sobre o assunto: http://www.advantage.inf.br/how-to/qual-o-melhor-antivirus

Utilizando um bom Antivírus estarei plenamente seguro?

Por fim tendo seu sistema funcional, a utilização de uma solução Antivírus é o mínimo a se fazer. É necessário manter sistemas atualizados, utilizar boas práticas como Firewall, Proxy, Backups, dentre outros.

Advantage é revenda autorizada e certificada das soluções BitDefender para empresas e governo. Conheça as soluções BitDefender clicando no logo abaixo.

Soluções Bitdefender

Entre em contato conosco que iremos atendê-lo.

facebookCurta nossa FanPage: www.facebook.com/advantageinformatica

telefone
(42) 3036-0686
endereco
Rua Afonso Botelho, 1972 - Santa Cruz - CEP: 85015-000 | Guarapuava/PR
contato
advantage@advantage.inf.br
CFW Agência de Internet