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Identidade Empresarial

Identidade Empresarial ou Marca? Um deve remeter ao outro.

Quanto vale minha marca?
É de se considerar que nenhum produto ou empresa nasce sem nenhuma expectativa. Gestores devem ter os pés no presente e olhos no futuro. É estratégico dispor de exclusividade do seu nome e marca. Se sua atividade tiver crescimento constante e se tornar referência a possível troca de nome ou marca, não planejada, pode gerar um impacto negativo e colocar em descrédito uma empresa, produto ou serviço. É indispensável definir sua identidade empresarial, pois ela vai acompanhar sua empresa durante toda sua existência.

Ainda a utilização inadequada ou sem registro pode resultar em sanções legais, cobrança de “Royalties”, dentre outros.

Trabalhar com previsibilidade gera uma condição sustentável, promove o equilíbrio, favorecendo o controle de riscos.

É natural trabalhar com gestão de resultados, lucros, crescimento, pessoas, dentro outros, porém tão importante quanto é trabalhar com a gestão de prejuízos, a fim de evitá-los antes que ocorram. Aliado a gestão de prejuízos podemos alavancar diferenciais de produtos e serviços com uma “Investigação Apreciativa”, metodologia inovadora que a partir de uma condição desejada, considerando a diversidades de ideias compartilhadas, baseados em um sonho comum, se desenvolve um projeto para chegar ao destino almejado.

Quem pode fazer um registro e o que registrar?
Uma micro empresa, um grande corporação, um produto, um software, uma franquia, um equipamento inovador e dentre vários outros, todos vão ser identificados pelo seu público alvo por seu nome e na maioria dos casos acrescidos de elementos gráficos, formando sua identidade/marca. E é com essa identidade que vai ser referenciada durante sua existência.
Em relação a processos e mecanismos existem diversas classes que podem ser registradas junto ao INPI, consta na história que houve patente do velcro. Que foi inventado em 1948 por Georges de Mestral, um engenheiro da Suíça. Ele inspirou-se após analisar atentamente as sementes de Arctium, vulgo carrapicho, que grudavam constantemente em sua roupa e no pêlo de seu cão. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Velcro.

Quando e como definir minha marca.
Posteriormente a definição do propósito de uma empresa ou produto e havendo prévia disponibilidade da marca é determinante que exista na elaboração de sua identidade a utilização de recursos como um manual de identidade visual. Que pode ser elaborado junto de profissionais da área, “designers”, ou empresas de publicidade e propaganda. O manual de identidade, dentre outras definições, deve disponibilizar variações e composições para que exista uma aplicabilidade padronizada.

Registro de Marcas.
No caso de empresas o registro na junta comercial, dentro de seus aspectos legais, não concede exclusividade e garantias em relação as suas Marcas e Patentes, sendo o INPI http://www.inpi.gov.br/ órgão competente para tal. Mesmo não sendo obrigatório, o registro junto ao INPI protege sua identidade ou produto contra utilizações não autorizadas e concede exclusividade.

O processo de registro pode ser iniciado sem a necessidade de terceiros, sendo recomendável a utilização e conhecimento da Lei da Propriedade Industrial (9.279/96) e demais exigências dispostas no site oficinal do INPI (http://www.inpi.gov.br). Mesmo havendo disponibilidade de registro direto o custo/benefício em contratar uma consultoria especializada é viável devido ao volume de exigências, a necessidade de acompanhamento e resposta a possíveis recursos de oposições.

Contornando conflitos de marcas
Caso sua empresa ou produto já esteja no mercado sem registro ao INPI, é válido realizar uma consulta de disponibilidade antes de iniciar o registro. Havendo impedimento ou empresa já registrada existem basicamente duas situações:
01) Tente um acordo prévio com o detentor da marca e uma possível seção de direitos.
02) Realize uma reformulação de marca.
Em caso de reformulação de Marca, o processo deve ser gradativo para seja bem aceito ao seu publico alvo, clientes.
“A verdade é que há marca para tudo; entretanto, não há marcas para todos. Assim, a marca só pode ser solicitada por quem tem legitimidade para requerê-la” (Manual do Usuário, I.N.P.I., página 9).

A evolução da Identidade Empresarial é natural, atualização de aspectos e aplicações. Mas nunca deve ser de maneira que a descaracterize, um exemplo tipico seria a evolução da Marca da Tv Globo.

Allan Patrick Ksiaskiewcz possuir especialização em Gestão e Auditoria de Empresas. É consultor Técnico da Advantage. Permitida a reprodução total ou parcial desse artigo desde que citada a fonte de origem.

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